segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Família Pedro Olímpio

Nesta última ida à Resende Costa, fiz uma descoberta interessante. A Marlice, que é neta do tio Lauro, irmão do meu avô Anésio (rsrrsrsrsrs!!! deu pra entender?), criou uma comunidade pra reunir a parentada, descendente do Pedro Olímpio. Pedro Olímpio era meu bisavô materno, pai do avô Anésio.
Nem minha mãe se lembra do bisavô Pedro Olímpio, acho que ele faleceu antes mesmo dela nascer, mas ele é muito presente na vida de todos os filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Tudo porquê é ele que nos indentifica em Resende Costa. Resende Costa é uma cidadezinha do interior de Minas que eu amo demais. Não é minha terra natal mas eu sinto como se fosse. É lá que estão minhas raízes, tanto paternas quanto maternas, e é lá que quero terminar a minha vida. Fica próximo a São João Del Rey e deve ter uns 15000 habitantes juntando a zona rural e a zona urbana.

O arraial da Laje, que deu origem a Resende Costa, se desenvolveu ao redor da Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, que abrigava oito família, entre elas a do Inconfidente José de Resende Costa. O pai de José, João de Resende Costa, foi o primeiro Resende a chegar ao Brasil vindo do arquipélago de Açores, Portugal. João de Resende Costa se fixou em Lagoa Dourada, cidade próxima à Resende Costa. Foi, portanto, a partir daqui que os Resendes se espalharam por todo o Brasil.

Essa volta toda foi pra dizer que em Resende Costa quase todo mundo é Resende. Por isso, Pedro Olímpio virou nosso sobrenome. Desde cedo as crianças da família aprendem a se apresentar: sou filho do fulano do pedro olímpio. Eu sou filha da Maria José do Anésio do Pedro Olímpio. rsrs!

Meus bisavós, Pedro Olímpio e Tarcília, tiveram 21 filhos, imaginem só quantos netos e bisnetos existem agora... Impossível que todos se conheçam. Este é o objetivo da comunidade, permitir que descubramos nossos familiares e nos aproximemos deles. Até agora a comunidade tem 47 membros, mas só 20 e poucos se apresentaram. Mesmo assim, já estou adorando a brincadeira. Quem sabe um dia a gente não consiga reunir a maior parte da família no parque do campo?


D. Tarcília e Sr. Pedro Olímpio com seus filhos homens


Meus bisavós Tarcília e Pedro Olímpio

8 comentários:

Unknown disse...

Pertenço a essa imensa familia.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto Márcia! Eu sou Mário, filho do Francisco do Pedro Olímpio, moro em São Paulo, sou casado com Alessandra e tenho um filho, Felipe.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto Márcia! Eu sou Mário, filho do Francisco do Pedro Olímpio, moro em São Paulo, sou casado com Alessandra e tenho um filho, Felipe.

Sirlene Resende disse...

Parabens Marcia belo texto , sou Sirlene filha do Antonio do Pedro Olimpio rsrs . Mas tb minha mae e sua avo Madalena sao primas e tb e prima mais longe de seu avo Paulo .

Unknown disse...

Oi, eu sou Sara. Filha de Rafael arcanjo de Resende, neta de Rafael Fortunato de Resende, bisneta de Pedro Olimpio de Resende.Muito bom saber nossas raizes!!!! Tem mais fotos dos descendentes, não???

marcos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabrina disse...

Olá Márcia tudo bem? Meu nome é Sabrina e toda a minha família é de Resende Costa. E pelo que parece eu sou Tataraneta do Pedro Olímpio. Eu gostaria de conversar com você porque estou em busca das minhas raízes talvez você possa me ajudar. Caso tenha interesse me envie um email sabrinacarolline@gmail.com. Desde já agradeço!!
Parabéns pelo blog.

Rezende disse...

Olá, Marcia! Muito interessante o seu blog. Você tem conhecimento de Pedro Fortunato de Rezende ou Pedro Olympio de Rezende? Ele era o meu tetravó e nasceu em Rezende da Costa.